quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Processo serigráfico sobre o vidro

A Serigrafia sobre o vidro é feita por um processo muito semelhante à serigrafia em papel. Primeiro obtêm-se as matrizes, por um processo de exposição à luz ultravioleta. Depois montam-se as matrizes de tela de seda, bem esticada em quadros, para depois se passar a tinta e obter os efeitos pretendidos no objeto. Pode-se obter desenhos com cores ou texturas.
O quadro com a tela de seda bem esticada é colocado por cima do objeto. Depois, é dada uma certa quantidade de tinta na tela que, com a ajuda de uma espátula mecânica, passa através da trama e se deposita em cima do objeto. 
Cada tela representa uma cor, e gradualmente cor a cor o desenho vai-se compondo. Antes de colocar cada cor a anterior tem de secar, sendo que decorações com sete cores têm que secar sete vezes, o que torna o processo muito moroso.


Jarras "Su" da designer Defne Koz editadas por Egizia em 1998

Um exemplo de um desenho original, executado em película. 

Através da exposição à luz ultravioleta, com a máquina emissora de luz, como vemos na imagem, vai transpor-se o desenho da película para a seda. A luz penetra na película
apenas nos sítios onde esta é transparente. Ou seja onde não existe desenho. Estas áreas da seda vão ficar fechadas, impermeáveis à tinta. As zonas onde o desenho se encontra que não deixaram passar a luz, transformam-se em áreas abertas, porosas, permitindo a passagem da tinta. Fica concluída a matriz.


O exemplo de uma película, à esquerda, com uma parte do desenho correspondente a uma das cores. À direita, a matriz, já montada no quadro.


Máquina impressora onde o quadro é colocado para se proceder à transferência dos desenhos para os objetos. Tem uma espátula em borracha à qual se dá o nome de rodo e que serve para espalhar uniformemente uma camada de tinta por cima da seda. A tinta passa pelas áreas abertas da seda e fica decalcada sobre o objeto.



Os objetos já serigrafados no tapete à espera para entrarem no forno. Cada vez que uma cor é serigrafada, a peça vai ao forno para cozer. Depois é arrefecida e volta de novo ao processo inicial para receber mais uma cor. Este processo repete-se até o desenho estar completo. Outro método de serigrafia é o de utilizar, em vez de tintas, pó de vidro para obter texturas. 


Coloca-se uma cola em vez da tinta. Esta corresponde igualmente ao desenho. Depois o pó de vidro é deitado sobre o objeto. Em vez de obtermos um desenho colorido, obtemos uma textura com o desenho pretendido. O efeito é fabuloso.

Jarras "Rete" da designer Giovannella Formica  editadas por Egizia em 2001.

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