A Egizia é uma fábrica italiana de objetos em vidro. Todas as decorações são realizadas em serigrafia, com altíssima qualidade. Tem a característica de utilizar com grande definição serigrafias em prateado e dourado. No meu desenho utilizei corações com cores e linhas prateadas. O resultado é muito bonito.
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
Corações, cuori, hearts...LOVE
Ilustração da minha autoria, para copo de coleção das Edições Design Dimensão. Produzido por Egizia.
A Egizia é uma fábrica italiana de objetos em vidro. Todas as decorações são realizadas em serigrafia, com altíssima qualidade. Tem a característica de utilizar com grande definição serigrafias em prateado e dourado. No meu desenho utilizei corações com cores e linhas prateadas. O resultado é muito bonito.
www.egizia.it
A Egizia é uma fábrica italiana de objetos em vidro. Todas as decorações são realizadas em serigrafia, com altíssima qualidade. Tem a característica de utilizar com grande definição serigrafias em prateado e dourado. No meu desenho utilizei corações com cores e linhas prateadas. O resultado é muito bonito.
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
As ilustrações são impressas por meio de serigrafia
As ilustrações da Ritzenhoff são impressas por meio de serigrafia e posteriormente colocadas nos copos ou nas cerâmicas. É como um decalque. A ilustração é toda impressa serigraficamente mas de uma só vez. A seguir o objeto vai ao forno para cozer.
Existem outros métodos. As serigrafias podem ser feitas também cor a cor mas os copos têm que ir ao forno várias vezes. O mesmo numero de vezes das cores. O resultado das impressões em serigrafia é muito mais bonito que uma impressão em quadricromia, pois as cores diretas são mais luminosas. A única limitação que é imposta aos designers pela fábrica é que só se pode usar um máximo de 6 cores da palete de Pantones.
Estes são mais objetos ilustrados por mim para a Ritzenhoff, onde também me inspirei nos desenhos de Henna.
Copo para vinho branco da coleção "Pearls" |
Conjunto de copos de vinho tinto e branco da coleção "Wine" |
Vela perfumada da coleção "Zoé" |
Vela perfumada da coleção "Zoé" |
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Ilustrar é contar histórias...
Ilustrar é contar uma história através de desenhos, ou simplesmente decorar...
A Ritzenhoff é uma fábrica de vidro localizada na Alemanha. Lançou as suas primeiras coleções de design em 1992. Eu começei a trabalhar para a Ritzenhoff em 1999. O meu primeiro projeto foi o Champus. Tive imensa sorte. O meu Champus foi um best seller pois deu-se a feliz coincidência de ser a passagem para 2000, e venderam-se muitos copos de champanhe. Da coleção de 1999 o meu era realmente o que agradava mais, talvez por ser muito festivo e adequado à passagem de ano. Depois fiz mais dois Champus um em 2003 e outro em 2008.
Copo de Champanhe "Coleção Champus" editado em 1999 |
Copo de Champanhe "Coleção Champus" editado em 2003 |
Copo de Champanhe "Coleção Champus" editado em 2008 |
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
...mais objetos para a Ritzenhoff
Duas velas para a coleção "La Vela" inspiradas na dança da lua. |
Duas velas para a coleção "La Vela" |
Os meus objetos ilustrados...
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Henna a escurecer...
Quando a pasta seca em cima da pele, cai e o que fica é um desenho alaranjado que vai escurecendo com o passar do tempo. A Henna pode adquirir várias colorações. Desde um castanho claro a escuro, avermelhado, arroxeado...depende da proveniência da planta, do calor e principalmente da pele da pessoa. Uma pele com creme não absorve bem a Henna e o desenho fica muito claro.
as minhas mãos...
Não é fácil tatuarmo-nos a nós próprios. Principalmente a mão direita. Eu sou destra. Tatuar os outros é o melhor.
As minhas experiências com Henna
Pintar com a pasta de Henna é a mesma coisa que decorar um bolo com pasta de pasteleiro. Não se pode tocar na pele. Parece fácil. Mas no princípio os desenhos saem ligeiramente tremidos. Com a prática começa a sair bem e é muito divertido. Para mim o odor da Henna é fabuloso.
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
A Henna também é muito apreciada no ocidente
...mais simbologia
Marrocos
Quadrado - tem poderes curativos
Triangulo - simboliza o olho (5 triângulos juntos simbolizam uma mão)
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Alguma simbologia interessante
Henna no Islão
A Henna está sempre ligada ao amor, à felicidade e à proteção.
Muitos dos desenhos estão ligados a crenças religiosas. Nos países do islão as pessoas rezam com os braços abertos e com as palmas das mãos voltadas para o céu. Para que a atenção da oração não seja desviada, as decorações podem somente ter motivos florais e símbolos abstratos, geométricos.
Uma noiva de Oman com as mão decoradas com motivos florais, in Sumita Batra (The Art of Mehndi) |
Henna no Norte de África
Em Marrocos as festas com Henna também são muito populares e são uma reminiscência do Hammam, ou seja os banhos públicos. Tal como na Índia, em Marrocos a Henna faz parte dos preparativos para o casamento. Muitas vezes a noiva para além das mãos e pés tinge os seus longos cabelos de vermelho.
Nos países no norte de África existe a tradição de relacionar a Henna com a fertilidade. Nas zonas Berberes acreditava-se no poder que os desenhos tinham em afastar os maus espíritos protegendo e apelando às boas energias.
Desenhos característicos do Norte de África, in Sumita Batra (The Art of Mehndi) |
...mais curiosidades
Outra história... quanto mais escura for a Henna na pele mais amor sentirá a sogra pela nora.
Muitas histórias se contam na Índia acerca desta tradição lúdica milenar. A noite da Henna antes do casamento é um momento de cumplicidade lindíssimo entre as mulheres, amigas e família que dançam umas para as outras e deixam-se decorar com tatuagens que simbolizam e perpetuam no imaginário momentos de amor, afetividade e de uma beleza muito especial do mundo feminino.
Curiosidades sobre a Henna
Uma da tradições é o facto da noiva depois de casar, enquanto o desenho durar nas mãos não poder fazer trabalhos domésticos, tais como lavar loiça ou a roupa. O desenhos realizados na noite da Henna têm que ser preservados o máximo de tempo possível.
India
A Henna na Índia chama-se Mehndi e a sua pintura corporal representa uma experiencia espiritual. Apenas as partes do corpo acima do umbigo são consideradas sagradas, portanto símbolos como a cruz ou a suástica (símbolo de pureza) têm que ser pintados abaixo do umbigo.
As bailarinas usam Henna nas mãos, para que a audiência repare nos seus movimentos. Uma das ocasiões mais importantes para usar as pinturas com Henna é no casamento. A Mehndi raat, ou seja a noite da Mehndi, é essencial e é uma cerimónia preparativa para o casamento. É costume, tanto a noiva como as mulheres da família decorarem as mãos e os pés com motivos tradicionais fabulosos e complexos.
Lindíssima decoração tradicional indiana, in Sumita Batra (The art of Menhndi) |
terça-feira, 21 de setembro de 2010
Decorar com Henna
A pasta feita a partir da Henna proporciona desenhos com padrões complexos criados pelas mãos do homem, que variam de região para região segundo as tradições e as religiões.
A Henna tem servido também para decorar utensílios, desde cerâmica, candeeiros, têxteis, etc.
Cerâmica do deserto, em Zagora, Marrocos |
Desenhos pintados com Henna no teto daTenda Berbere, em Zagora, Marrocos |
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
Henna no Egito
Evidências arqueológicas no Egito mostram o uso de Henna durante a Idade do bronze. Nos antigos reinos egípcios já se usava a Henna para tingir os cabelos grisalhos, para tratar doenças de pele e para pintar as unhas dos mortos.
No período romano, 3500 a C, os Cananeus e as culturas Púnicas tinham um ritual com o nome de “Noite da Henna”, e em Roma também se usava para pintar os cabelos brancos.
A arte de tatuar o corpo com Henna evidencia-se desde à séculos desde o norte de África, Médio Oriente, Índia e no sul da Ásia. Algumas múmias do período romano mostram desenhos complexos nas mãos e no pés.
Mulheres no antigo Egito a tratar dos cabelos |
domingo, 19 de setembro de 2010
Henna com propriedades medicinais?
A planta Lawsonia Inermis tem propriedades medicinais, tais como refrigerar as zonas tingidas. Possivelmente os povos do deserto do Saara, do Rajasthan, de Punjab, e de Gujarat, mergulhavam as mãos e os pés na pasta feita de Henna, para baixar a temperatura. Só os pés e as mãos andavam destapados e desprotegidos do sol.
Um pouco de história...
A planta da Henna, Lawsonia Inermis |
O pó de Henna para fazer a pasta |
Henna é o resultado que esta produz, entranhando-se na pele deixando uma marca de coloração castanha que pode permanecer até três semanas.
Henna
Eu a ser tatuada na praça Jemaa el Fna em Marrakech |
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Bem-vindos ao meu blog!
Este blogue nasceu para que eu possa divulgar os meus trabalhos. Mas, mais do que isso para poder partilhar a pesquisa e o percurso fascinante até chegar ao projeto final. Será um blogue de Design Gráfico, Ilustração, Artesanato, Arquitetura ou Viagens? Um pouco de tudo. É para aqueles que têm curiosidade e apreciam a arte e o belo. Sejam bem-vindos!!
Subscrever:
Mensagens (Atom)